Encontraram o exoplaneta mais jovem conhecido pelo homem

Encontraram o exoplaneta mais jovem conhecido pelo homem

O mais jovem exoplaneta visto por humanos foi encontrado recentemente graças ao Telescópio Espacial Kepler da NASA em uma missão chamada K2 feita pelo Observatório W. M. Keck, nos Estados Unidos.



Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, batizaram o novo exoplaneta (planeta que se encontra fora do nosso Sistema Solar) de K2-33b. Ele é um pouco maior que Netuno e tem entre cinco a dez milhões de anos.

Só para comparar, o nosso tão querido planeta Terra tem 4,5 bilhões de anos! Ele é extremamente mais velho do que o jovem planeta que encontraram recentemente.

Essa descoberta é útil para ajudar os cientistas a entenderem bem como é que funciona e se forma um exoplaneta, pois, apesar de já existiram mais de 3 mil exoplanetas conhecidos pelo homem, esse é o mais novo e assim conseguimos ter uma ideia melhor da evolução deste corpo celeste.

Além disso, também foi confirmado que esse é um planeta bem quente! Ele fica bem próximo a sua estrela, estando exatamente dez vezes mais próximo da sua estrela do que Mercúrio fica do Sol. Ainda não se sabe como o planeta foi parar ali, mas já existem hipóteses dizendo que ele migrou para o local ou se formou ali mesmo. [NASA]



Veja mais aqui http://climatologiageografica.com.br/encontraram-o-exoplaneta-mais-jovem-conhecido-pelo-homem/#ixzz4CnTZ513R




Veja mais sobre isso